Pinceis de maquiagem, pra quê te quero?

Muito se fala em cores e tendências de maquiagem para cada estação do ano, variadas ocasiões, cor da pele e até tons certos para cada idade. Porém, os itens essenciais para um make bem elaborado e produzido costumam ficar de fora das discussões. Estamos falando dos pincéis para maquiagem.

Os pincéis têm o poder de transformar o make, concedem um efeito profissional, bem acabado e suave. O resultado, com certeza é outro. “A finalização fica bem melhor. E o mais legal é que alguns são multifuncionais, podem ser usados nos lábios ou nos olhos, por exemplo”, reforça a maquiadora da Liwish, Karina Esther.

Porém, antes de sair por aí comprando todos os tipos de pinceis, o ideal é fazer um estudo prévio de utilização básica. Saber diferenciar o uso de cada um deles é o primeiro passo para o acerto na hora da maquiagem. “Sempre achei que não precisa ter um turbilhão de pinceis. E nem sempre os mais caros são os melhores. Com poucos se faz um make legal”, sugere a maquiadora.

Para ajudar você na hora de montar seu kit listamos alguns tipos de pincéis para fazer uma bela maquiagem e o mais importante: acessórios de maquiagem são como instrumentos de manicure, cada um deve ter o seu.

Pó: É o mais robusto. Pode ser usado para aplicar e tirar o excesso de pó.

Blush: Pincel ligeiramente menor do que o de pó. Modelos de cerdas cortadas em diagonal e levemente arredondada são ideais.

Sombra 1: Com cerdas arredondadas nas pontas é uma ótima ferramenta para aplicar e esfumar sombras escuras.

Sombra 2: Os pinceis com espuma nas extremidades são eficientes, pois de um lado é utilizado para aplicar sombra clara e o outro, a escura.

Chanfrado: Em diagonal, é perfeito para preencher sobrancelhas falhadas ou para aplicar a sombra rente aos cílios.

De boca: Tem ponta arredondada e é mais fino. As cerdas podem ser firmes, mas jamais duras.

Após o uso, os pinceis exigem manutenção para aumentar sua durabilidade. Lavar com sabonete ou shampoo neutro. “Caso você use maquiagem diariamente, lave uma vez por semana. Deixe secar de um dia para o outro sobre uma toalha felpuda”, ensina a maquiadora.